A Volkswagen planeja aumentar rapidamente sua produção de carros elétricos, enquanto tenta se transformar de uma fraude de emissões em líder em trazer transporte movido a bateria para as massas.
A empresa fabricará 22 milhões de carros elétricos até 2028 , disse Herbert Diess, executivo-chefe da Volkswagen, na terça-feira em uma entrevista coletiva na sede da empresa em Wolfsburg, Alemanha. A empresa, que atualmente vende apenas um pequeno número de carros elétricos, estabeleceu uma nova meta bem acima da marca de 15 milhões de veículos que previa anteriormente.
A mudança da Volkswagen é outro sinal de quão rapidamente a indústria automobilística está mudando e como as montadoras estão avaliando o que a próxima geração de compradores de automóveis deseja.
Mas a empresa também está assumindo um grande risco ao assumir um compromisso tão grande com carros elétricos. As vendas desses veículos estão crescendo rapidamente, mas ainda representam apenas uma fatia do mercado de carros novos, e ainda não está claro quantos compradores os desejarão.
Até recentemente, as montadoras mais tradicionais eram ambivalentes em relação aos carros elétricos. Mas a demanda por modelos da Tesla, apesar dos problemas financeiros da empresa , sinalizou um mercado mais amplo, embora mais rico, para veículos movidos a bateria. As montadoras também enfrentam uma pressão crescente do governo para fabricar veículos elétricos.
Dentro de meses, a Volkswagen planeja começar a vender seus primeiros carros elétricos projetados desde o início para funcionar com baterias, em vez de serem convertidos a partir de veículos existentes. Sua divisão Audi começará a vender um veículo utilitário esportivo elétrico em breve, e a unidade Porsche da empresa começará a vender um sedan esportivo elétrico, o Taycan, antes do final do ano. A marca de carros elétricos Polestar da Volvo lançou um sedan elétrico de luxo este mês.
O crescente compromisso da Volkswagen com carros elétricos é significativo porque a montadora alemã exerce uma poderosa influência sobre a direção do mercado global de automóveis. O impacto da empresa no meio ambiente também é enorme.
A Volkswagen vendeu 10,8 milhões de carros e caminhões em 2018, superando a Toyota como a maior fabricante de veículos do mundo. Diess observou que os veículos fabricados pela Volkswagen são responsáveis por 1% das emissões globais de dióxido de carbono e disse que também mudaria.
“Nosso objetivo é reduzir isso para zero”, disse ele. Ele explicou que a empresa se esforçaria para ser neutra em carbono até 2050, em parte mudando suas fábricas para energia renovável e incentivaria os fornecedores a fazer o mesmo.
Os carros elétricos com a marca Volkswagen não aparecerão até 2020, e a empresa prometeu que os modelos movidos a bateria terão preço próximo de um Golf, ou menos de US $ 30.000. Esse tipo de preço estaria de acordo com a herança da empresa como produtora do Beetle, que tornou a propriedade do carro acessível a milhões de pessoas nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Como parte de seu novo impulso, a Volkswagen está reformulando uma fábrica em Zwickau, na Alemanha, e expandindo uma fábrica em Chattanooga, Tennessee, para produzir carros elétricos.
Fonte: NY times
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