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Peugeot e o seu super esportivo de 750cv

A Peugeot nunca ousou pensar construir um super esportivo capaz de se bater com os Lamborghini, Ferrari e afins, um modelo espartano, com um chassi baixo e largo para ser super eficaz, animado por um motor potente que facilmente possa atingir 750 cv. E isto porque, por muito que pretenda melhorar a sua imagem, estes dois reputados fabricantes italianos não são de todo os concorrentes naturais da marca do leão. Mas eis que surgiu uma oportunidade, impulsionada pela competição.

O fabricante francês decidiu que o futuro passava por participar no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), corridas disputadas em pista com durações entre 6 e 24 horas, como as míticas 24 Horas de Le Mans.

Segundo a nova regulamentação, que irá ser implementada a partir de 2022, os fabricantes que desejem participar na competição têm de se apresentar à partida com um modelo derivado de um veículo de produção definido como hiperdesportivo, ou seja, um concorrente dos melhores Lamborghini e Ferrari.

É claro que a versão de série destes modelos, homologados para circular em estrada, vai ser mais discreta do que os utilizados em competição, com asas menos exuberantes à frente e atrás, entradas e saídas de ar menos agressivas, entre outros “miminhos”. Mas a base do chassi e o aspecto da carroçaria tem de ser o mesmo, ou próximo disso.

Ao contrário do que acontece agora com os protótipos, que custam fortunas e de que as marcas apenas necessitam de produzir meia dúzia de unidades (as que vão utilizar durante a época), os novos hiperdesportivos vão ser mais simples e mais baratos do que os actuais protótipos. Mas vão igualmente ter de ser produzidos num mínimo de 100 unidades, que os construtores vão ter de comercializar – o que significa que o mercado vai ser inundado de desportivos de fazer crescer água na boca de quem gosta de emoções fortes.

Fonte: Observador

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