Puxo a maçaneta e ela abre suavemente, sem fazer muito barulho. Os bancos são retos, mas bem confortáveis e acomodam muito bem o corpo mesmo depois de horas dirigindo.
Giro a chave e o som do motor praticamente não é ouvido na cabine. A direção é leve e o câmbio manual tem engates justos e precisos. O parágrafo acima poderia ser atribuído a qualquer bom automóvel de passeio.
Mas na verdade foi meu primeiro contato com a Peugeot Expert.
A van é feita para o trabalho pesado, mas surpreende por ser bastante confortável e até gostosa de dirigir.
A fabricante oferece duas versões de acabamento: a Expert Business custa R$ 99.390, enquanto a configuração Business Pack sai por R$ 125.990.
É um automóvel? Algumas características fazem a Expert ser mais um automóvel do que um utilitário. Veja a posição de dirigir, por exemplo: nada de volante gigante e quase na horizontal.
O banco tem encosto reto e não há muito espaço para regulagem de distância, mas você consegue ajustar a altura do assento (de forma milimétrica, como em um carro) e a coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade.
Esse é apenas um dos muitos itens do Expert que não existem em vários automóveis nacionais de categorias mais sofisticadas (e caras). Anote aí: porta-luvas refrigerado, alça no teto com mecanismo de amortecimento, indicador de troca de marcha, alerta de fadiga, vários porta-objetos de todos os tamanhos e tipos, ar condicionado analógico com escala de temperatura, regulagem de altura dos fachos dos faróis, assistente de partida em rampas e até controle de estabilidade.
É isso aí: uma van comercial tem ESP, algo que todos os veículos de passeio deveriam contar de fábrica. O interior tem acabamento de qualidade para um veículo utilitário.
Tem torque
O motor 1.6 turbodiesel da linha BlueHDi entrega 116 cv e torque máximo de 30 kgfm. Apesar de não ser tão forte, ele dá conta do recado. O motor parece um pouco preguiçoso, mas “desperta” de uma vez só a partir das 2.000 rpm e faz a Expert arrancar com vigor.
Trabalha de forma muito silenciosa, especialmente por conta do ótimo isolamento acústico da cabine. Dados divulgados pela Peugeot indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 15,6 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.
E pro trabalho?
A direção eletro-hidráulica é bem leve e facilita as manobras, embora seja necessário esterçar o volante um pouco além do que você está acostumado em um automóvel.
Já o câmbio manual de seis marchas tem engates justos e relações de marcha mais curtas.
Fonte: Uol
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